Os mais novos olham e nem se dão conta que ela nem sempre esteve lá. Os mais velhos acabam se esquecendo do que foi e significou a construção dessa magnífica obra de engenharia chamada Ponte Rio Niterói.
Fundamental para a integração dos dois lados da Baía da Guanabara e do norte do Estado do Rio de Janeiro, suas obras foram iniciadas em Janeiro de 1969 e inaugurada com pompa e circunstância em 4 de Março de 1974.
Trazia com ela também meu pai de volta a minha vida.
Era constrangedor o
bservar aquele homem, até então um vulto esmaecido do passado, ali sentado na minha frente para jantar, era véspera da inauguração!Foi com um misto de espanto e comédia que ia percebendo na medida em que furtivamente o observava, entre uma garfada e outra, como nossos gestos eram parecidos...
Como uma dupla em nado sincronizado, nossos movimentos nos talheres, e maneiras á mesa eram incrivelmente copiados, como se estivéssemos nos olhando num espelho e não um ao outro.
Surgiu daí o apelido de "cópia fiel".
No dia seguinte fomos os dois, num Karmanguia branco de capota preta, atravessar a ponte inaugurada.
Sabe o que eu mais me lembro da construção da ponte ?
Foi quando, na sua inauguração, o Médici agarrou o Andreazza pelo braço e gritou para os jornalistas:
" - Este aqui fui eu quem descobriu !!!"
Até hoje não sei se isso foi um elogio ou uma confissão.
Na época, com 12 anos, não entendia muito de política... Apenas o que estudava nas escola.
Mas já estava no final o governo Médici e a falência do "milagre econômico" era visível até para mim, juntamente com a crise internacional do petróleo.
Em crise também estava aquele homem, talvez o único Palhano que não deu certo...
Antes criado num mundo de regalias e facilidades propiciadas por Nair Palhano, a mãe coruja e porto seguro para suas inúmeras sandices. Era difícil ser responsável e coerente em adulto, se não houve a base que sustentaria tais atributos!
Lúdico, apaixonado pelo amor e não pelas mulheres, tornou-se um "bon vivant". Mas esqueceu-se que havia nascido em berço de ouro empenhado...
Agora, falido pela terceira ou quarta vez, financeira e emocionalmente. era um mero representante de remédios em consultórios médicos.
Recém chegado das Alagoas, morava com a mãe num apartamento em bairro nobre, porém com ares de mofo e móveis antigos. Foi lá que conheci meus irmãos mais novos e minha madastra.
Foi paixão a primeira vista o que senti por aquelas criaturinhas tão lindas e encantadoras... Minha irmã faria 2 aninhos 4 dias depois.
Mas isso já é outra história...


