Aprovado projeto que homenageia o Dr. Etienne Palhano

Na sessão ordinária desta terça-feira (30) da Câmara da Capital, o vereador Dr. Jamal Salem (PR) prestou uma homenagem ao Dr. Etienne de Albuquerque Palhano, o qual foi agraciado para destinar seu nome ao novo Centro de Referência do Homem, localizado na Rua Meirelles, s/nº, no Bairro Coronel Antonino, em Campo Grande.

Por unanimidade os vereadores da Capital aprovaram em Plenário o projeto de Lei Legislativo nº nº 6.812/10, o qual foi assinado pelos vereadores Dr. Jamal Salem (PR), Dr. Loester Nunes (PDT) e Paulo Siufi (PMDB), para denominar de “Doutor Etienne de Albuquerque Palhano”, o Centro de Referência do Homem.

Médico renomado em Mato Grosso do Sul, Etienne Palhano foi lembrado pelos parlamentares pelo excelente trabalho profissional e humanitário que realizou no Estado, desde antes da divisão do Estado com Mato Grosso.

De acordo com Jamal, Etienne foi incentivador da fundação do IML (Instituto Médico Legal) e foi o médico responsável pelo convênio entre IML e a Universidade Federal do MS em 1982, tornando possível o estudo prático da medicina legal dos acadêmicos da UFMS.

O homenageado também foi pioneiro na implantação da hemodiálise no estado em 1974, por necessidade de uma paciente que se negava a fazer o procedimento em São Paulo.

“Doutor Etienne não abria mão de seus valores e buscava a perfeição em tudo que fazia. Era sensato, justo e tinha uma visão que sempre se adiantou ao seu tempo. Homem religioso, de um coração generoso, atendeu inúmeras pessoas sem cobrar por seu trabalho e estava sempre se dedicando à atividades sociais. Etienne deixa um exemplo de dedicação ao trabalho, de homem honrado, sério e bondoso e um legado de luta em razão das pessoas do antigo sul de Mato Grosso e posterior Mato Grosso do Sul”, disse Jamal.

O presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Siufi destacou em Plenário sua admiração pelo homenageado, o qual realizou o parto de sua mãe, trazendo o parlamentar à vida. “O Professor Etienne dedicou sua vida a influenciar e participar do processo de construção de uma sociedade justa e igualitária. Sem dúvida foi um referencial médico, social e familiar para sua época, e merece esta homenagem pelos seus feitos, estendendo-a a sua família e descentes.”

Scholck 22 x Aló FC

Scholck 22 x Aló FC
O primeiro jogo do dia no Campo 1 do Colégio Batista promete ser um dos mais equilibrados. Os dois times somaram três pontos e brigam pela segunda colocação e ambos tiveram resultados semelhantes nas duas rodadas disputadas: vitória sobre o Zebra FC e derrota para o Seqüela com placares semelhantes. O Aló FC deve entrar em campo mais cauteloso em decorrência da derrota de virada para a equipe de Administração, por outro lado eles terão o reforço de seu principal jogador, Getúlio Cardoso, que se contundiu no primeiro jogo. O Scholck vem de ótima vitória sobre o Zebra com seu pelotão de frente apresentando um belo futebol e deve se mostrar mais confiante na classificação.

Candidatos a herói: O Aló ganha muito com a volta de Getúlio, que pode garantir um bom resultado para o alojamento. O Scholck 22 tem um meio de campo veloz e habilidoso, Felipe Palhano e Vinicius Vedovi são os destaques.

Palpite: Vitória do Scholck por 3 a 2. No entanto a equipe de Engenharia Elétrica deve tomar cuidado com seu setor ofensivo caso não queira passar por maus bocados.

Seqüela x Zebra FC
O Seqüela é um dos times já classificados e com 100% de aproveitamento. Marcos Balassiano está voando em campo e briga pela artilharia, a equipe de Administração tem seis gols até agora, cinco marcados por Balassiano. Terminar a primeira com três vitória daria moral para o Seqüela, que teria mais gás na busca pelo título inédito. O Zebra perdeu seus dois jogos, mas apresentou uma clara evolução na partida contra o Scholck e precisa da vitória para ter chances de se classificar na terceira posição.

Candidatos a herói: Pelo lado do Seqüela Marcos Balassiano chama a atenção pelo seu faro de gol, mas Dante Gastaldoni também incomoda bastante a zaga adversária e foi o único jogador a marcar gol pelo time além do camisa 11 nesta edição da Copa Campus - Os Melhores. O destaque da equipe de Informática é Marcelo Justo. Na última partida o camisa 7 fez gol, acertou a trave, obrigou o goleiro a fazer defesas difíceis e parecia incansável. Com certeza Justo vai dar trabalho para os seqüelados.

Palpite: Apesar da necessidade da vitória o Zebra não deve segurar o ímpeto do Seqüela e principalmente de Marcos Balassiano em busca da artilharia. 2 a 1 para os futuros administradores.

Razonete FC x Seu Tião
Esse jogo não deve reservar surpresas. O Razonete está na frente no Grupo 58 com seis pontos e venceu o Nacional, cabeça de chave e favorito à liderança. Com a goleada no CR3 por 6 a 1 o Razonete se tornou a sensação desta edição da Copa Campus, jogando uma bola redondinha e ofensiva. O Seu Tião tem 1 ponto na tabela, fruto do empate na primeira rodada com o CR3, mas no jogo seguinte foi massacrado pelo time de Direito por 14 a 0 e empurrado para a lanterna do grupo.

Candidatos a herói: Apesar de não ter se destacado na última partida Matheus Oliverio é o principal jogador do Razonete. O camisa 11 já marcou quatro gols e essa partida é a oportunidade perfeita para entrar de vez na briga pela liderança. O único destaque do Seu Tião fica por conta de Felipe Joaquim, o camisa 14 foi o único jogador da equipe de Serviço Social que destoou das fracas atuações do resto do time e são dele os únicos gols do Seu Tião na competição.

Palpite: O Razonete vence por 5 a 1, que não terá dificuldades durante os 40 minutos de jogo. Arrisco dizer que o gol do Seu Tião será marcado por Felipe Joaquim, coroando sua participação na 13ª edição da Copa Campus - Os Melhores.

Mangue x LD InvenCivil
Pode não parecer, mas essa partida será uma das melhores da última rodada da primeira fase, por mais que o retrospecto das equipes não diga o mesmo. O InvenCivil é, até agora, um dos melhores times da Copa Campus e, classificado para as oitavas, já é candidato ao título. O Mangue, um dos times mais tradicionais da história da Copa, ainda não marcou um gol sequer e é o último colocado do Grupo 62. Praticamente eliminado, o Mangue terá a chance de mostrar a todos que não está morto e vai partir para cima do time de Engenharia Civil para tentar o milagre da classificação em terceiro lugar. O InvenCivil venceu as duas primeiras partidas com certa tranquilidade devido ao conjunto do time, todos habilidosos e entrosados. Os futuros engenheiros vão em busca da vitória para manter a moral elevada no mata-mata.

Candidatos a herói: Andrej Tommasi. O dono da camisa 8 é regular e sempre dá passes para gol e também deixa o seu no fundo das redes. Raul Menezes também se destaca nas partidas com boa movimentação e gols. O principal jogador do Mangue até agora é Luiz Felipe, o Moscão. O arqueiro do time de Geografia sempre faz belas defesas e evitou uma goleada do Carrinho de Mão Badá na última rodada.

Palpite: A partida vai ser disputada, no entanto o InvenCivil deve vencer, de virada, por 3 a 2.

Nacional x CR3 FC
O panorama desta partida é, no mínimo, curioso. O Nacional é um dos bicampeões da Copa Campus e conta com Carlos Alexandre e Fred Rabello, craques que têm história na Copa, e deram um show na vitória sobre o Seu Tião por 14 a 0. Mas, por causa do tropeço no primeiro jogo frente ao Razonete, o Nacional tem somente três pontos e se for derrotado mais uma vez pode até ficar fora da próxima fase. O CR3 não é, nem de longe, favorito a vitória, mas como pode se classificar na segunda colocação fará deste o jogo de sua vida. Se souber anular o camisa 9 da equipe da Faculdade Nacional de Direito o CR3 pode embolar a classificação do grupo 58.

Candidatos a herói: Carlos Alexandre e Fred Rabello. Os motivos todos já conhecem. Os estudantes de Engenharia Mecânica contam com a habilidade e os gols de Renan Basílio e Diego Passos.

Palpite: 4 a 2 para o Nacional. A experiência e sangue frio dos bicampeões serão fatores decisivos.

FCB X OAB FC
Não há muito o que se esperar desse jogo, pelo menos em termos de chances de classificação . FCB e OAB perderam as duas partidas disputadas e tem saldo de gols negativo muito alto (-7 e -12, respectivamente). Ainda que um dos times vença a partida é difícil de se imaginar que ele consiga se classificar para a próxima fase como um dos terceiros colocados com melhor pontuação. O FCB alegou desconhecer o nível da Copa Campus, entrou desfalcado na estreia e sofreu goleada acachapante do TimECO (7 a 1). Na segunda rodada o time de Engenharia demonstrou uma clara evolução contra o Kkrecão, mas ainda assim saíram derrotados. Agora o FCB terá a oportunidade de mostrar se a evolução foi real e que pode ser um bom time na próxima edição da Copa Campus.

Candidatos a herói: O OAB conta com o goleiro Bernardo Zito como cobrador de pênaltis e faltas do time. O FCB deposita suas esperanças na habilidade de Matheus Pereira e nos gols de Bruno Serrão.

Palpite: 2 a 0 para o FCB.

Chiqueiro Futebol UFRJ x Perereca Roxa
O Perereca precisa de uma vitória de, no mínimo, 15 gols para ter alguma chance de ficar na terceira colocação do Grupo 94 e como anfíbio não se cria junto com os porcos o Chiqueiro é franco favorito a vitória. O time de Educação Física briga pela liderança com Tornassol e GigaOhms, no grupo mais indefinido desta edição da Copa Campus. O time da EEFD é estreante, mas conta com jogadores que foram bem na última Copa atuando pelo Fuleiros FC, além de alguns reforços e tem um bom futuro na Copa. Já o também estreante Perereca Roxa é mais um time de Administração, mas não repete o sucesso de seus colegas de curso Tramóia e Seqüela e tem tudo para ser o pior time da competição.

Candidatos a herói: A equipe do campus da Praia Vermelha deu a camisa 10 para Gabriel Leite que tem sido a referência de futebol do grupo. Pelo lado do Chiqueiro o comandante das ações ofensivas é Felipe Ferreira. Além do goleiro Gonçalo Luiz que sempre se destaca pelas boas atuações.

Palpite: Vitória tranquila do Chiqueiro por 4 a 0.

Guanabara IE x BDG
Duelo de estreantes pela terceira colocação do Grupo 13, apesar de o BDG ter a possibilidade de chegar à segunda colocação. O Guanabara ainda não pontuou nesta Copa Campus e depende muito de Bernardo Martins para jogar bem, se o camisa 10 estiver em um bom dia (e chegar a tempo jogar a partida desde o início) o time de Economia será difícil de ser batido. A equipe da Escola de Comunicação conta com o retorno de Lucas Santos para vencer a partida e, quem sabe, até se classificar como o segundo melhor do grupo. O BDG é muito dedicado em seu setor defensivo, mas precisa de alguns ajustes para não levar gols (levou três em cada jogo até agora).

Candidatos a herói: Bernardo Martins é o nome do Guanabara. Veloz e habilidoso ele pode desequilibrar o certame. Igor Tadeu é a esperança de gols do BDG.

Palpite: Empate por 2 a 2. Resultado que possivelmente elimina as duas equipes, fruto de um jogo muito bom e altamente disputado.


Tramóia x Caloucos
O Caloucos tem quatro pontos conquistados aos trancos e barrancos. Na primeira partida o time de Ciências Contábeis abriu 3 a 0 sobre o BDG, mas sofreu o empate do estudantes de Comunicação Social, que tinham um jogador a menos. Na segunda rodada o Caloucos venceu o Guanabara pelo apertado placar de 3 a 2, mas controlou as ações na maior parte do tempo. Agira eles têm a oportunidade de terminar a fase de grupos na primeira colocação caso derrotem o Tramóia, atual campeão e já classificado. O Tramóia aposta na sua arma de sempre para manter os 100% de aproveitamento: eficiência ofensiva e dedicação na defesa.

Candidatos a herói: Felipe Andriotti é sempre a promessa de gols do time de Administração. Renan Duque também é importante para o time na contenção dos ataques adversários. Vinícius Lima e Filipe Leite foram os principais responsáveis pela última vitória do Caloucos e devem repetir a boa atuação.

Palpite: 1 a 1. O Tramóia deve jogar com a tranquilidade de classificado. Cabe ao time de Ciências Contábeis tentar colocar a bola para o fundo da rede.

Adolescente morre de overdose em motel de Londrina

Uma adolescente morreu, no fim da noite desta sexta-feira (8), depois de uma overdose de cocaína em um motel de Londrina (100 km de Maringá).
A jovem teria sido deixada na porta do Hospital Zona Norte já sem vida. Os dois ocupantes do carro, Wendel Palhano, de 19 anos, e Cléverson Oliveira da Silva, de 24 anos, foram presos em seguida, no Conjunto Vivi Xavier. O porteiro da instituição teria anotado a placa do Logus vermelho, assim que eles deixaram a vítima.
Em depoimento à Polícia Civil, os rapazes disseram que a vítima tinha 13 anos e teria feito um aborto dias antes.
A adolescente estava com outras cinco pessoas em um motel, consumindo bebidas alcóolicas e drogas. Após a jovem passar mal, os rapazes a teriam deixado no hospital, pensando que ainda estava viva.
A Polícia Civil informou que os jovens não possuiam antecedentes criminais. Eles ainda procuram por um outro participante identificado como Giovani.
A jovem foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) de Londrina para identificação.